Avançar para o conteúdo

Análises de Solo

Uma análise de terra ou de solo é uma pequena porção de solo capaz de representá-lo numa análise química. Como esta porção é pequena em relação à quantidade de solo que irá representar, deve-se ter o cuidado de retirar a amostra para que ela seja cópia fiel do terreno que queremos analisar quanto a qualidade química e física. 

Existe uma metodologia, é como eu digo, não é chegar fazer um buraco e está feito.  Tem um processo para ser bem feito, se queremos resultados reais do nosso solo, temos de seguir algumas regras. Brevemente noutro artigo irei falar sobre a metodologia correta de colheita de terra/solo.

As análises de solo são indispensáveis para diagnosticar o nível de fertilidade dos solos e também para saber como está o nosso solo está em termos físicos, aquilo que se se chama de textura do solo, onde podemos saber as percentagens de areia, limo e argila.  

Com a análise dos resultados obtidos, vamos obter os dados essenciais para um planeamento da cultura mais eficiente e mais produtivo!

Ajuda a fazer uma correta recomendação de corretivos e de adubos/fertilizantes.  

A amostragem de solo é a forma mais Prática, Económica e Eficaz de diagnosticar o nível de fertilidade do solo, para poder realizar a recomendação adequada de fertilizantes e corretivos para aumentar a produtividade das culturas e consequentemente o lucro dos agricultores!  

Nos temos que correm, os preços dos adubos estão muito altos, e a primeira coisa eu vem a cabeça dos agricultores é não aplicar por exemplo adubo de fundo!! Se procuramos altas produtividades e rendimento ou seja lucratividade, temos de saber se podemos ou não tomar essa opção, se realmente o nosso solo vai permitir ou tem fertilidade para assegurar o adequado crescimento das plantas garantido a produção esperada. Só vamos saber tudo isto fazendo análises de solo.  

A análises de solo devem ser feitas anualmente e conforme as culturas a produzir e conforme as rotações culturais. Devem ser feitas como devem entender, antes da instalação da cultura e o ideal será pelos menos 90 dias antes. E devemos fazer analises sempre o mais completas possíveis, ou seja, com todos os macro e micronutrientes, CTC, e todos os elementos que o laboratório possa fornecer.

Em resumo, as análises de solo servem para:  

  • Saber o estado nutricional e o grau de fertilidade do solo; 
  • Saber quais o(s) nutriente(s) limitantes da produtividade; 
  • Como está o equilíbrio das bases no solo (CTC); 
  • Fazer um plano de fertilização  

Uma DICA FINAL sobre análises de solo, é quando estão a preparar o envio da análise final que vai para o laboratório, que normalmente chega a quantidade de 500gramas, vai sobrar terra/solo! A dica ou recomendação é vocês guardarem o que sobra até chegar os resultados e serem interpretados, porque falo de experiencia própria que pode haver erros os duvidas nos resultados e assim vocês tem em casa uma contra análise, que podem questionar o laboratório sobre os resultados, onde podem voltar a fazer uma nova análise no mesmo laboratório ou em outro laboratório. E assim não vão ter de voltar a colher as amostras.  

Qualquer dúvida é só entrar em contato !

Um forte abraço, e estamos juntos por Uma Agricultura Sustentável e Mais Produtiva

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *