Avançar para o conteúdo

Garantias dos Adubos

Hoje venho falar sobre como saber quanto vale um adubo, ou seja, comprámos um adubo ou pretendemos comprar,  esse adubo tem uma formula, pode ser elementar (1 nutriente) ou composto (vários nutrientes), depois tem outras características mas isso pode ficar para outro artigo.  

Imaginamos como exemplo um adubo com uma fórmula tipo  6-10-20.

O que significa isto ?   

É muito fácil !!  

Significa que o adubo tem as garantias químicas de 6% Azoto, 10% Fósforo, 20% Potássio   

Por Lei é obrigatório colocar nos adubos as Garantias Químicas nas Embalagens, e desta forma é fácil de nós sabermos as respetivas garantias, ou então solicitar as fichas técnicas ás empresas de comercialização de produtos para a agricultura.    

Como estamos a falar em Percentagens significa que em cada 100kg de adubo que nós colocamos, por exemplo no solo:  6kg de Azoto / 10kg Fósforo e 20kg Potássio.

Isto é o que vale um adubo, em termos de garantias!  

Se formos verificar os rótulos das embalagens ou mesmo as fichas técnicas dos adubos vemos que existem por vezes outros nutrientes na composição e a analise que se faz é a mesma …  

por exemplo 2CaO (2% de oxido cálcio ou seja 2kg em cada 100kg de adubo).    

Há adubos mais concentrados, ou seja com percentagens maiores ou menores isso vai depender de cada empresa fabricante e qual a sua finalidade/cultura/objetivo/ tecnologia que estamos a falar ou interesse comercial.          

O que temos de saber é qual a fórmula de adubo que devemos usar, e como exemplo falando de fertilização de solo, devemos SEMPRE saber qual a fertilidade do nosso solo, ou seja como está quimicamente o nosso solo e isso só conseguimos saber fazendo análises químicas de solo.   

Deixo aqui uma grande recomendação: Não façam adubações sem análises.   

Após as análises de solo, temos de saber interpretar os resultados, e como analogia temos as analises ao sangue nos humanos, existem padrões, mas temos de saber interpretar e por isso na medicina falamos com médicos e na agricultura não sabendo interpretar bem uma analise de solo deveremos procurar ajuda técnica, para não corrermos os riscos de fazermos adubações incorretas, sem aproveitar as reais capacidades do solo, ou excessivas que prejudiquem o nosso solo e consequentemente o ambiente.  

Desta forma, espero que tenha percebido quanto vale um adubo!!  

Alguma dúvida é só colocar nos comentários ou mandar um  e-mail que eu respondo logo que seja possível !  

Um forte abraço, e estamos juntos por Uma Agricultura Sustentável e Mais Produtiva

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *