Avançar para o conteúdo

Erros da Adubação Foliar

Hoje venho falar sobre Adubação Foliar, mais especificamente sobre a publicação que fiz no Facebook e Instagram, onde falei sobre os erros da adubação foliar.

Vou falar de 2 erros bónus mas também vou falar um pouco de todos os erros do publicação. 

A adubação foliar é a aplicação de nutrientes em soluções ou suspensões na parte aérea das plantas, visando suplementar e/ou complementar a nutrição da planta, principalmente nos períodos de grande consumo de nutrientes e, assim, favorecer o equilíbrio nutricional.  

  • Fornecimento de micronutrientes, especialmente, evitando problemas que limitam o fornecimento via solo;  
  • Fornecer em épocas de alta necessidade pela planta;  
  • Melhorar aproveitamento dos fertilizantes.   

1º ERRO – época errada de aplicação: quando fazemos adubação foliar temos de ter atenção a 2 fatores fundamentais, que são a área foliar da superfície foliar e a curva de absorção dos nutrientes. Não podemos fazer adubação foliar, que é fazer nutrição via aérea sobre as folhas quando as folhas ou cultura estão com pouca área foliar, ao fazermos vamos desperdiçar produto desnecessariamente, só o fazemos em situações de stress ou problemas causados por exemplo por geadas ou queda de granizo. Também dentro da época errada de aplicação temos de ter muita atenção à curva de absorção dos nutrientes ou seja temos de saber quando a cultura ou planta necessita mais dos nutrientes ou do nutriente, ter em atenção as fases vegetativas e reprodutivas ou seja ao ciclo das plantas.    

2º ERRO – Não Observar a previsão do tempo: esta temática já está melhor mas ainda se comete erros deste género, mesmo na aplicação de p.f , Os nutrientes para serem absorvidos pelas plantas precisam de um tempo, por exemplo um Mg precisa de 10 a 94 horas, um Zn (importante p/ milho) precisa de 1 a 2 dias, um Ca (tomate) precisa de 1 a 2 dias. Desta forma se ocorrer chuva podemos ter problemas graves pk a planta não vai absorver e estamos a perder dinheiro pk a chuva lava a aplicação.

3º ERRO – Achar que a Adubação Foliar substitui Adubação de Solo: é um erro achar isto mesmo principalmente nos macronutrientes principais N, P, K, e secundários Ca, Mg, S porque estes são necessários em maiores quantidades e por isso devem estar disponíveis no solo para as raízes das plantas, ou seja na minha opinião adubação via foliar para os nutrientes que tem baixa mobilidade na planta e para micronutrientes. A adubação Foliar é um Complemento da Adubação do Solo 

4º ERRO – Não usar Adjuvantes: não se deve usar soluções sem adjuvantes, ou então usar produtos especializados para aplicação foliar. Os adjuvantes são substancias que auxiliam na absorção e translocação dos nutrientes nas plantas, e ajudam a melhorar a calda em aspetos físicos e químicos, como por exemplo temos produtos para baixar a tensão superficial, o que é a tensão superficial, a água tem um tensão superficial (faz gotas) os produtos vão baixar a tensão ou seja vai aumentar o contacto das gotas e assim melhorar a absorção dos adubos que estão na calda ou dos outros produtos. Existem tamponadores de pH, existem redutores de pH (baixar o pH das caldas), existem adjuvantes para melhorar a taxa de penetração foliar (efeito translaminar), existem adjuvantes para retardar a secagem, ou seja humectantes, que fica húmido por mais tempo. Sendo assim, todos eles vão melhorar a absorção dos adubos foliares mas também fungicidas e inseticidas que possivelmente se coloquem na calda.  

5º ERRO – Achar que qualquer cultura responde a adubação foliar: e segundo as pesquisas não é o que acontece, ou seja não são todas as plantas que reagem á adubação foliar!!  O que acontece é que há culturas que tem respostas em produtividade a certos nutrientes no caso por exemplo do milho temos o Zinco e o Boro, no caso do arroz temos o Zinco e o Cobre. Conhecer um pouco da fisiologia da planta ajuda e sempre que tenham alguma dúvida contactem sempre um técnico para saber se a adubação foliar funciona.  

1 – Fazer adubação foliar sem fazer análises (solo e foliares).  

temos de saber como está o nosso solo (analise de solo) e depois temos de saber se o nosso solo está a fornecer os nutrientes suficientes ás nossas plantas e isso só sabemos com a analise de tecidos vegetais (analise foliar). Por isso não façam adubação foliar sem saber qual o(s) nutrientes que estão a limitar a produção.  

2- Fazer porque o vizinho faz !!

É um erro muito comum, porque todos procuram produtividade e quando não há, há a tendência de perguntar a um colega o quê ele faz, e muitas vezes vamos fazer igual … o que é um erro pk podemos prejudicar o equilíbrio nutricional e podemos ter problemas de maior gravidade. 

Desta forma, espero que tenha gostado do conteúdo! 

Alguma dúvida é só colocar nos comentários ou mandar um  e-mail que eu respondo logo que seja possível !  

Um forte abraço, e estamos juntos por Uma Agricultura Sustentável e Mais Produtiva!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *