Quais os nutrientes que as plantas mais precisam?
Vamos conhecer os nutrientes essenciais?
As plantas como seres vivos que são, para produzirem necessitam de crescer e para crescer necessitam de se alimentar.
Quer dizer, a nutrição vegetal desempenha necessariamente, um papel decisivo na extensão em que as plantas irão manifestar o seu potencial genético de produção.
A nutrição vegetal pode ser definida como o conjunto de fenómenos através dos quais a planta retira do meio que a rodeia as substâncias que são necessárias ao seu desenvolvimento e, como consequência, ao seu crescimento e produção.
Os elementos que constituem aquelas substâncias são considerados elementos essenciais e recebem, habitualmente, as designações de elementos nutritivos ou de nutrientes vegetais.
Um elemento para ser considerado essencial, deverá satisfazer as seguintes condições:
- A sua presença é indispensável para que a planta possa completar o seu ciclo vegetativo;
- Desempenha na planta funções especificas e, por isso, não pode ser substituído por qualquer outro;
- Está envolvido no metabolismo da planta, seja de modo directo (constituinte de substancias vitais), seja indirectamente (catalisador, osmorregulador, etc.).
Sendo assim os Elementos Essenciais apresentam uma grande importância no crescimento, desenvolvimento e produção das plantas.
Os Elementos Vegetais podem ser agrupados em:
✔️ Elementos Essenciais ✔️ Elementos Benéficos ✔️ Elementos Tóxicos
Os Elementos Benéficos são elementos minerais que estimulam o crescimento das plantas, mas que não são essenciais ou que são essenciais somente para certas espécies ou ainda que são essenciais somente em condições específicas. Sendo benéficos vão ajudar as plantas a aumentar a sua produtividade.
Os Elementos Tóxicos são elementos minerais que as plantas podem até possuir na sua composição mas que em geral não são muito bem vindos ao meio que as rodeia. São elementos que na maioria das plantas, causa toxidade, impossibilidade assim o crescimento e produção das plantas.

Listando os Elementos Vegetais são:
Elementos Essenciais:
- Carbono (C)
- Oxigénio (Si)
- Hidrogénio (H)
Macronutrientes:
- Azoto (N)
- Fósforo (P)
- Potássio (K)
- Cálcio (Ca)
- Magnésio (Mg)
- Enxofre (S)
Micronutrientes:
- Ferro (Fe)
- Manganês (Mn)
- Zinco (Zn)
- Cobre (Cu)
- Boro (B)
- Molibdénio (Mo)
- Cloro (Cl)
Elementos Benéficos:
• Sódio (Na)
• Silício (Si)
• Cobalto (Co)
• Alumínio (Al)
• Vanádio (V)
• Níquel (Ni)
• Selénio (Se)
• Flúor (F)
• Iodo (I)
• Bromo (B
Elementos Tóxicos:
- Cromo (Cr)
- Chumbo (Pb)
- Cádmio (Cd)
- Mercúrio (Hg)
” A DIFERENÇA ENTRE O REMÉDIO E O VENENO ESTÁ NA DOSE”
Esta frase, pronunciada pelo médico e físico suíço-alemão Paracelso, no século XVI, aplica-se a muitas situações da nossa vida.
Qualquer elemento descrito pode ser essencial ou benéfico se as quantidades presentes ou fornecidas às plantas forem as adequadas às mesmas, sem causar toxidade. Ou seja qualquer elemento/nutriente em quantidades excessivas pode causar toxidade.
Para sabermos se o nosso solo ou as nossas plantas estão em presença dos nutrientes adequados é imprescindível fazer análises ao solo ou aos tecidos vegetais.